Fique por dentro sobre o progresso dos nossos estudos!
Confira nossos
PROJETOS
Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis (PMQC)” – o IBTR é responsável, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), pelo levantamento de dados da qualidade dos principais combustíveis líquidos comercializados no estado da Bahia.
Análise e caracterização de gás natural – projeto executado em parceria com a Bahiagás – Companhia de Gás da Bahia.
Projeto “Inovação do processo de produção de acrilonitrila e coprodutos”. Esse projeto foi realizado por meio processo 456472/2012-6 e contou com a participação da Proquigel Química, como instituição executora, e da UFBA, do IBTR, da UNIFACS e a Unigel Plásticos -REBASA como instituições colaboradoras.
Projeto “Simulador para estudo do desempenho de estratégias de automação e controle de plataformas offshore de produção de petróleo e gás do pré-sal”. Esse projeto foi realizado por meio processo550087/2012-05 e contou com a participação do IBTR e da UFBA como instituições executoras, e da UNIFACS como instituição colaboradora.
Projeto “Estudos de materiais com potencial para utilização na composição de catalisadores de FCC” que é realizado através do Termo de Cooperação – 0050.0056698.10.9 – PETROBRAS;
Projeto “Rede Norte Nordeste de Catálise – Fase 3”. Esse projeto é realizado através do Convênio Referência 3689/06 – FINEP e PETROBRAS além de contar com a participação das seguintes instituições: IBTR, UFPB, UEPB, UFPE, UFS, UFAL, UFRN, UEFS, UFBA, ITP e UFCG.
Projeto “Rede Norte Nordeste de Catálise – Fase 4”. Esse projeto é realizado através do Convênio Referência 0644/07 – FINEP e PETROBRAS além de contar com a participação das seguintes instituições: IBTR, UFPE, UFAL, UFRN, UESC, UFBA e ITP. É composto pelos subprojetos:
Projeto “Rede Norte Nordeste de Catálise – Fase 5”. Esse projeto é realizado através do Convênio FINEP e PETROBRAS por meio do processo 551422/2011-4, além de contar com a participação das seguintes instituições: IBTR, UNIFACS, UFCG, UFAL, UFPE, UFRN, UFC, IFBA e UFBA. Esse projeto é composto pelos subprojetos:
Projeto “Simulador p/ Estudo do Desempenho de Estratégias de Automação e Controle de Plataformas Offshore de Produção de Petróleo e Gás do Pré-Sal”, parceria com a UFBA. Financiamento FINEP e CNPq;
Termo de cooperação e contrato de prestação de serviços para pesquisa e caracterização de combustíveis com a SOLL Distribuidora;
Contrato de prestação de serviços com a Bahiagas para análise e caracterização de gás natural.
Projetos na área de Exploração e produção de Petróleo e Gás.
Projeto realizado através de Contrato com a PETROBRAS. “Determinação da pressão mínima de miscibilidade (PMM) de gases em amostras de óleos utilizando um Rising Bubble Apparatus”;
Avaliação do Potencial de Utilização de CO2 para a Explotação de Jazidas de Óleo em Campos Maduros – Petrobras;
Mapeamento das Emissões Industriais Gasosas Próximas à Bacia do Recôncavo Baiano, para a Identificação de Fontes de CO2 para Injeção em Campos Maduros;
Estudo de Biopolímeros para Recuperação Avançada de Petróleo -CTPETRO/FINEP/PETROBRAS;
Inibição da Precipitação de Parafinas em Poços de Petróleo do Recôncavo Baiano – RECAM – CTPETRO/FINEP/PETROBRAS;
Investigação do Encolhimento Diferenciado do Óleo Baiano – RECAM – CTPETRO/FINEP/PETROBRAS;
Utilização de gás Carbônico para a explotação de jazidas de Óleo da Bacia do Recôncavo – RECAM – CTPETRO/FINEP/PETROBRAS;
Estudo da Aplicação de Ondas Eletromagnéticas para a Desparafinação de Dutos;
Estudo de Métodos Artificiais de Elevação de Petróleo;
Desenvolvimento de Simulador Computacional para o Estudo de Comportamento de Fases;
Estudo de Miscibilidade de Amostras Gasosas em Reservatórios de Petróleo (PMM) – PETROBRAS/CENPES.
Estabelecimento de estratégias, processos de gestão e ferramentas de controle para eficiência e equilíbrio do sistema da Iluminação Pública – projeto executado em parceria com o município de Igrapiúna/BA.
Elaboração, implantação e gerenciamento de projeto de Gestão de Energia Elétrica no SAAE de Catu. Projeto executado em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Catu (SAAE).
Análise dos resultados de pesquisa sobre o levantamento do grau de satisfação x prioridade de empresários da Indústria do Estado da Bahia. Projeto executado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Consultoria para análise de viabilidade de investimentos em minimização de passivo ambiental. Projeto executado em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).
“Teste de Biodiesel B20 em veículos Ford Transit e Ford Ranger” que é realizado através do Termo de Cooperação – PETROBRAS. Fazem parte do projeto pesquisadores do IBTR, Petrobras, Ford, sistemistas entre outros.
“Estudos de materiais com potencial para utilização na composição de catalisadores de FCC” que é realizado através do Termo de Cooperação PETROBRAS.
“Simulador para Estudo do Desempenho de Estratégias de Automação e Controle de Plataformas Offshore de Produção de Petróleo e Gás do Pré-Sal” desenvolvido pelo IBTR em parceria com a Auto9mind e a Universidade Federal da Bahia – UFBA. O objetivo do projeto é melhorar a eficácia e a segurança operacional das unidades a serem instaladas na região. O projeto está sendo tocado por três equipes: de automação, de desenvolvimento e de processo, responsáveis, respectivamente, pela programação e configuração dos simuladores de equipamento e parametrização dos simuladores de processo; desenvolvimento do módulo gerenciador e das interfaces com os simuladores de processo e de equipamentos; e parametrização dos simuladores de processo.
“Determinação da pressão mínima de miscibilidade (PMM) de gases em amostras de óleos utilizando um Rising Bubble Apparatus”.
“Avaliação do impacto da crise de 2008 sobre a participação do setor privado em infraestrutura no Brasil e atualização do banco de dados: participação do setor privado em infraestrutura no Brasil” que foi realizado através do Contrato de Prestação de Serviço com o Banco Mundial (The World Bank Group).
“Interação Bahia Cuba na área de bicombustíveis” que foi realizado através de Convênio com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB. Marcadamente, ocorreu uma palestra intitulada “Novas tecnologias para produção de etanol de segunda geração a partir de resíduos celulósicos, em particular o bagaço de cana” para um público de 80 alunos e pesquisadores e com a presença do Diretor de Inovação da FAPESB, Dr. Elias Ramos. A palestra foi apresentada pelo pesquisador Prof. Dr. Erenio González Suárez da Universidad Central de Las Villas, Cuba. Um novo projeto foi proposto visando estudar a produção etanol a partir de bagaço de cana em unidade de bancada com a participação do IBTR, UNIFACS, UFBA e UNEB. O Projeto “Evaluación de alternativas de Hidrólisis Enzimática a escala de banco de las Tecnologías de laboratorio desarrolladas para etanol de residuos lignocelulósicos de bagazo”. A presença da indústria nas reuniões resultou em uma proposta que está sendo discutida para a implantação pela Braskem/IBTR com o apoio da FAPESB de uma biorefinaria piloto na Bahia. A biorefinaria contemplará etanol de segunda geração e biodiesel de resíduo.